10 dicas para prevenir e combater a gripe

A gripe é uma das doenças mais antigas da humanidade, já chegou a ser mortal para  a humanidade, durante o século passado, quando ficou mundialmente conhecida como “Gripe espanhola”. Entre 1918 e 1919 foi a responsável pela morte de mais de 40 milhões de pessoas no mundo todo.

Ela é uma doença causada a principio por vírus, que ano após ano evolui, junto com a humanidade. Desta forma provavelmente, a gripe será uma doença que sempre nos acompanhará, mas que mesmo evoluindo e mudando ano a pós anos pode facilmente ser prevenida, através do uso de vitaminas e de alguns cuidados básicos.

Os  sintomas mais comuns da gripe são: dor de garganta, tosse, febre, nariz escorrendo e o pior ela é altamente contagiosa. Dificilmente, quando um membro da família contrai a gripe, ou outros membro não a contraiam também. Seu tratamento pode ser feito com o uso correto dos remédios receitados pelo médico. Mas como já dissemos anteriormente, o mais importante é a prevenção. Uma boa alimentação, regado a muita vitamina C, que fortalece o sistema imunológico do corpo ainda é a melhor opção na prevenção da gripe.

Neste artigo traremos algumas maneiras de curá-la mais rapidamente, por isso indicamos 10 dicas para diminuir os sintomas da gripe e até prevenir seu agravamento.

  1. Ficar de repouso. Parece não ser necessário, mas para o corpo que está travando uma guerra de vida ou morte contra um vírus mutante, é muito importante darmos para ele um descanso.  Essa dica é essencial, uma vez que permite ao corpo usar toda a sua energia para combater a virose. Fazer qualquer atividade quando se está doente debilita as defesas do corpo e o deixa exposto a possíveis complicações.
  2. Beber muitos líquidos. Essa parece ser outra dica não muito importante, mas possui uma importância fundamental nestes dias modernos. Pode parecer estranhos, mas as pessoas não estão bebendo agua como deveriam. Bebemos todo tipo de liquido, menos os que hidratam nosso organismo. E isso deixa nosso organismo fraco, subjetivo as doenças.  Os líquidos, especialmente a água, são ainda mais importantes se a gripe causar febre, uma vez que poderá ocorrer desidratação. Além do mais, os líquidos podem proporcionar os nutrientes necessários quando o indivíduo está muito doente para comer. Invista nos sucos de fruta, vitaminas principalmente os de laranja, limão e a acerola por serem ricos em vitamina C em sopas verdes.
  3. Utilizar Aspirina e Ibuprofeno para o alívio das dores e acelerar a recuperação. Mas lembre-se: nunca tome medicamentos sem a orientação médica especializada.
  4. Fazer gargarejos com água e sal. Esse método promove o alívio da dor de garganta e remove o excesso de secreções na mesma.
  5. Aumentar a umidade dos locais que frequenta, por exemplo, como do seu quarto ou sala de estudo. Esse procedimento ajuda a diminuir o desconforto da tosse e do ressecamento do nariz. Basta deixar um balde ou uma bacia com água por cômodo. Outra dica é pendurar uma tolha encharcada com agua no quarto. Isso vai ajudar na umidificação do ar e assim amenizar o ressecamento nas vias respiratórias.
  6. Utilizar uma bolsa de água quente sobre os músculos para diminuir o desconforto muscular. Essa dica ajuda a relaxar os músculos tensos e rígidos pois promove uma vasodilatação.
  7. Aquecer os pés. Mergulhar os pés em água morna ajuda a diminuir as dores de cabeça e o nariz entupido.
  8. Agasalhe-se. Está é outra dica que pode parecer inútil ou “boba” afinal, normalmente que está resfriado, está com frio e vai se agasalhar. Mas nem sempre é assim, muita das vezes as pessoas tem um momentânea melhora, começam a soar e já optam por colocar aquela camisetinha fina, as mamães já colocam aquela blusinha de talinha. Pois aparentemente estão melhores. E sabe o que acontece, no dia seguinte acordam piores. Isso acontece por que o seu corpo ainda esta lutando contra o vírus, e o que você sentiu pode ser na verdade efeito dos anestésicos dos remédios que você tomou. Então, não abra mão de um bom agasalho, mesmo que esteja se sentindo bem. Agasalhe-se. Prevenir ainda é o melhor remédio.
  9. Evite sair. A gripe é facilmente contagiosa. Ou seja, ela se espalha muito facilmente e o prior, muda de forma constantemente. Se seu organismo já está lutando contra um tipo de vírus da gripe e ao sair você é contagiado com outro tipo de vírus. Facilmente poderá ocorrer uma união dos dois tipos gerando uma nova mutação do vírus da gripe. Suas defesas imunológicas vão entrar em colapso pois estavam combatendo um tipo, depois apareceu outro tipo, e quando seu organismo já estava se organizando aparece um terceiro, mutante, diferente dos dois anteriores. Nesta hora seu organismo entra em colapsos e é justamente nesta hora que a gripe se torna mais fatal. Não saindo de casa você também evita as correntes de ar. Estas por sua vez são consideradas as principais transportadoras dos vírus responsáveis pelas doenças respiratórias.
  10.  Previna-se. Prevenir, mesmo na gripe ainda é a melhor arma contra a doença. Tomar muito liquido, principalmente sucos de laranja, limão e acerola. Sucos regados a muita vitamina C. Se preferir faça uso constante de vitamina C, pois além de prevenir o envelhecimento, ela fortalece nosso sistema imunológico. E quando a gripe aparecer, independente da sua mutação, nosso sistema imunológico estará forte o suficiente para resistir aos ataques do vírus.

banner_728x901 (1)

Ser mãe e cuidar da própria saúde as vezes parece uma tarefa quase impossível, mas temos de cuidar da nossa saúde. Seus filhos depende de você.

Já ouviu alguém dizer que filho pode ficar doente, marido pode ficar doente, mas mãe, em hipótese alguma tem este privilégio de ficar doente. Pois bem você tem este direito, mas faça o possível e o impossível para nunca ficar doente, pois muitas pessoas dependem da sua saúde.

 

Mamães vivam dias de alegria, sem gripe e com um corpo Sarado. Conheça o e volte a ter o corpinho que tinha antes do casamento e da gravides. Esse nos indicamos, pois conhecemos.

 

Veja também outros artigos sobre a Saúde da Mamãe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *