Como combater a tosse seca e ficar livre dela.

Falando um pouco sobre a tosse seca.

Tosse-seca_mamae_viva_dias_de_alegria_saude_da_mulher

A tosse como você deve saber é uma atitude natural do corpo para eliminar qualquer irritação pulmonar e é um sintoma que pode ser causado por diferentes fatores como gripe e resfriado, inflamação na garganta ou alergias por exemplo. A tosse seca pode ser tratada com remédios caseiros e naturais ou mesmo com alguns medicamentos de farmácia e o importante é manter a garganta limpa e úmida, o que ajuda a acalmar a irritação e a tosse. Conheça  abaixo como acabar com esta tosse que incomoda a tantas mamães.

Bisoltussin ou Notuss, Cetirizina, Vick Vaporub, Stodal são alguns remédios encontrados facilmente nas farmácias e indicados para tratar a tosse seca. Os remédios para tratar a tosse apenas devem ser usados sob indicação do médico, principalmente para as futuras mamães, aquelas que já estão carregando seus filhos em seus ventres.  Pois é importante identificar o problema, para garantir que a tosse não está sendo causada por alguma doença mais grave como pneumonia ou tuberculose por exemplo. O ideal, é consultar um médico especialista, e se você é uma futura mamãe, faça uma visita a seu médio pré-natal antes de começar a tomar qualquer que seja o remédio, seja de farmácia ou caseiro. A tosse pode ser um perigo tanto para  a mamãe como para o que bebê que ainda está para nascer.

Mas se você já é mamãe, pode começar por utilizar alguns remédios caseiros para tratar o problema, como os descritos abaixo.

Os melhores Remédios Caseiros para Acalmar a Tosse Seca.

Alguns remédios caseiros e pequenas dicas que ajudam a acalmar a tosse seca e a irritação na garganta são:

1. Xarope caseiro de Mel com Limão e Própolis

Xarope caseiro de Mel com Limão e Própolis_mamae_viva_dias_de_alegria

O xarope caseiro de mel com limão é Própolis é ótimo para hidratar e aliviar a irritação na garganta, o que ajuda a reduzir a tosse, para o preparar precisa de:

Ingredientes: 

  • 8 colheres de sopa de mel;
  • 8 gotas de Extrato de Própolis;
  • Suco de 1 limão médio.

Modo de Preparo: 

  • Num frasco de vidro com tampa, adicione o mel e o suco de limão e coloque as gotas de extrato de própolis.
  • Mexa bem com uma colher para misturar bem todos os ingredientes.

Este xarope deve ser tomado 3 a 4 vezes por dia ou sempre que sentir a garganta seca e arranhada, durante alguns dias até os sintomas desaparecerem. O limão é rico em vitamina C o que ajuda a fortalecer o sistema imune, enquanto o mel hidrata e suaviza a garganta. O extrato de própolis é um remédio natural com ação anti-inflamatória, que ajuda a aliviar a dor de garganta e trata a garganta seca e trata a tosse irritativa.

2. Chá morno de Equinácea com Gengibre e mel

xá_morno_de_gengibre_com_mel

A Equinácea e o Gengibre são plantas medicinais utilizadas o tratamento de gripes e resfriados que ajudam a fortalecer o sistema imune, o que ajuda o corpo a combater e a tratar a tosse. Para preparar este chá precisa de:

Ingredientes: 

  • 2 colheres de chá da raiz ou folhas da Equinácea;
  • 5 cm de gengibre fresco;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de Preparo: 

  • Adicionar os ingredientes à água fervente, tampar e deixar repousar entre 10 a 15 minutos.
  • Coar antes de beber.

Este chá de deve ser bebido 3 vezes por dia ou sempre que a garganta estiver muito seca pois além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico a água morna e o mel ajudam a amaciar e a hidratar a garganta, reduzindo a tosse e a irritação.

3. Chá de Eucalipto com Mel

eucalipto_com_mel_mamae_viva_dias_alegria

O Eucalipto é uma planta medicinal muito usada para o tratamento de gripe e resfriados, assim como para o tratamento de problemas respiratórios como asma ou bronquite, sendo um excelente remédio natural para a tosse. Para preparar um chá com esta planta precisa de:

Ingredientes: 

  • 1 colher de chá de folhas picadas de Eucalipto;
  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de Preparo: 

  • Numa xícara colocar as folhas de Eucalipto e o mel e cobrir com água fervente.
  • Deixar repousar durante 10 a 15 minutos e coar.

Este chá pode ser tomado 3 a 4 vezes por dia, e para preparar este remédio caseiro também pode ser usado óleo essencial de Eucalipto, adicionando 3 a 6 gotas no lugar das folhas secas.

Uma dica para finaliza que me ajuda bastante e estar sempre hidratando a garganta, tomando constantemente alguns goles de água com uma ou duas gotas de própolis. É muito simples, como trabalho em um local fechado, e seco por natureza, sempre levo comigo uma garrafinha de água. Então coloco uma ou duas gota de própolis na água. A água muda o de gosto, mas ajuda muito, contra a tosse. Pois hidrata a garganta e ainda combate através do própolis, os germes que estão causando a tosse.

As inalações ou banhos de vapor, é outra ótima opção que ajuda a tratar as irritações pulmonares e a tosse, e estas podem ser feitas adicionando Extrato de Própolis ou óleo essencial de Eucalipto à água. Outras excelentes dicas para tratar este problema incluem tomar sucos ricos em vitamina C, como o de laranja e acerola, que ajudam a fortalecer o sistema imune e chupar balas de mel, menta ou de fruta ao longo do dia para manter a garganta hidratada e estimular a produção de saliva.

Mamães e futuras mamães, lembre-se sempre: a saúde de seus filhos depende da sua própria saúde. Então cuide-se muito bem, tenha bons hábitos alimentares, pratique esportes, e não permita que o excesso de gordura tire a sua saúde e a sua alegria. Ficar acima do seu peso normal além de ser perigoso ainda lhe trás baixo estima. Não fique assim, existe um programa chamado Mamãe Sarada, criado por uma mamãe personal traine que tem o único objetivo de cuidar da saúde das mamães. Então não se deixe abater, se hoje você não pesa o que pesava antes da gravides, não espere que seu marido comente alguma coisa, para você começar a fazer o programa. Comece hoje mesmo, e prepare-se para os resultados e para os elogios. Nós só recomendamos aquilo que conhecemos e aprovamos.

banner_728x901 (1)

Mamãe, Viva dias de Alegria.

Talvez você possa gostar de alguns destes artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *