Como reconhecer o tipo e tratar a Tosse.

O Inverno chegou e com ele vem as doenças respiratórias. É inacreditável a quantidade de pessoas que encontramos tossindo. Não são poucas, você vai ao cinema, tem pessoas tossindo, você vai ao Shopping, tem pessoas tossindo, até na igreja, durante o culto o que mais você ouve são pessoas tossindo.

Realmente a tosse, parece que se tornou a doença do momento, com a chegada desta frente fria que tomou o país.

Mas você sabe o que é a tosse?

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo na tentativa de eliminar as secreções do sistema respiratório, surgindo principalmente quando há uma inflamação dos brônquios ou pulmões. Algumas doenças que podem causar tosse com catarro são bronquite, bronquiolite, pneumonia e tuberculose e por isso se a tosse não melhorar em 5 dias deve-se ir ao médico pneumologista.” Fonte – tuasaude- internet.

Como você viu, a tosse é um mecanismo de defesa do organismo. Ou seja, se você está tossindo muito, é porque a coisa não está boa, e seu organismo esta tendo de trabalhar muito para se defender. Entendeu.

E como eu posso ajudar meu organismo e me livra de vez desta tosse?

Primeiro temos de identificar qual tipo de tosse você está tendo. Geralmente, a tosse com catarro transparente, não é preocupante e pode ser sinal de gripe ou resfriado e você pode combater esta tosse, somente aumentando o seu consumo diário de vitamina C. Visite uma farmácia, peça o farmacêutico por vitamina C e faça seu uso diário recomendado. Logo esta tosse ira desaparecer junto com o resfriado. No entanto, além dessa tosse, pode ocorrer:

  • Tosse com catarro e falta de ar: pode ser sinal de bronquite, que deve ser tratada com o uso de remédios receitados pelo médico;
  • Tosse com catarro verde ou com catarro amarelo: pode ser sinal de infecção bacteriana e o tratamento deve ser orientado pelo médico;
  • Tosse com catarro e com sangue: pode ser sinal de tuberculose ou de lesão nas vias respiratórias e, por isso, é importante consultar um médico para que se possa investigar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Veja que estes três tipos de tosse são específicos e você deve procurar orientação médica especializada. Nossas orientações são apenas de caráter educativo e jamais deve substituir uma orientação médica especializada.

Vamos então a algumas dicas de como tratar a tosse e como melhorar a saúde das mamães nesta época de frente fria e inverno intenso.

 banner_663x110px

Xarope caseiro para tosse com catarro.

Este xarope caseiro para tosse com catarro tanto verde como amarelado, constitui um ótimo remédio caseiro por possuir propriedades expectorantes que vão ajudar a eliminar as secreções presentes nas vias aéreas, solucionando a tosse em poucos dias.

No entanto, se além da tosse houver: febre, mal estar, catarro verde escuro ou falta de ar, isto pode indicar bronquite aguda ou pneumonia e por isso uma consulta médica o mais rápido possível é indicada. Veja como preparar duas ótimas receitas.

Xarope de agrião com mel.

xarope_de_agriao_com_mel_caseiro_mamae_via_dias_de_alegria

Ingredientes

  • Mel
  • 1 maço de agrião
  • suco de 1 limão

Modo de preparo

Passar na centrífuga ou bater no liquidificador com um pouco de agua; 1 maço de agrião fresco e depois misturar a este suco puro do agrião a mesma quantidade de mel e o suco de 1 limão. A seguir leve a mistura ao fogo brando até engrossar e adquirir uma consistência semelhante ao de xarope.

Recomenda-se tomar 1 colher (de sopa) deste xarope, de 3 a 4 vezes ao dia.

Xarope de erva-doce.

xarope_de_erva_doce_com_mel_mamae_viva_dias_de_alegria

O xarope caseiro para tosse com anis também é um bom remédio caseiro para tosse porque é feito com plantas medicinais que possuem propriedades expectorantes.

Ingredientes

  • 500 ml de água
  • 1 colher (sopa) de semente de erva-doce
  • 1 colher (sopa) de raiz de alcaçuz seca
  • 1 colher (sopa) de tomilho seco
  • 250 ml de mel

Modo de preparo

Colocar num panela a água, a erva-doce e o alcaçuz , para ferver durante 15 minutos. A seguir, retire esta infusão do fogo e adicione o tomilho e deixe descansando tampada, até esfriar. A seguir, coe e acrescente o mel e aqueça em fogo brando, mexendo sempre até que fique uma mistura homogênea.

Pode-se tomar sempre que necessário e pode ser conservado na geladeira por um período máximo de 3 meses, num frasco de vidro bem tampado.

Outras dicas úteis para combater a tosse são evitar as correntes de ar e manter a garganta hidratada, ingerindo pequenos goles de água várias vezes ao dia. Fazer inalação com 1 litro de água fervente e 1 gota de óleo essencial de manjerona, tomilho ou gengibre também ajuda a descongestionar o nariz. Estas últimas plantas medicinais também podem ser utilizadas da mesma forma para banho de imersão, sendo indicado, não só para as mamães, mas também para crianças e bebês.

Mamãe, seus bebes dependem de você, não permita que o frio do inverno enfraqueça sua saúde. Cuide de você, pois cuidando de você, automaticamente estará cuidando de seus pequeninos.  Se você está acima do peso e precisa de um ajuda a voltar a ter o peso que tinha antes da gravides, como sempre, recomendamos o guia “Mamãe Sarada”. Por ser um programa conhecido por nós, por ser um programa que proporciona ótimos resultados para mamães e por ser o único programa de saúde especifico para mães e mulheres que engordaram após o casamento ou após a gravides. Se quiser conhecer o Programa Mamãe Sarada, click aqui e visite a pagina oficial do programa.

img_video_home

Veja também outros artigos sobre a Saúde da Mamãe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *